segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

65. ANA COUCEIRO

Médica, nasceu em Abrantes e reside em Coimbra, iniciou a sua actividade como artista plástica em 1998, frequentando desde então cursos livres de desenho e pintura em regime pós-laboral
Participou desde 1998 em 18 exposições individuais e 70 colectivas em Portugal e no estrangeiro (Espanha, França, Itália, Brasil, USA).
É sócia do Movimento Artístico de Coimbra (MAC), da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM), da Galeria de Arte do Auto-Clube Médico Português (ACMP) e da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). Está representada em colecções particulares e oficiais.
Participação na Artexpo New York 2008 e 2009, Feira Puro Arte Vigo 2008 e Feria Mercado de Los Artista 2009, em Madrid.
1º prémio de pintura Mário Botas (SOPEAM) em 2003.
Menção Honrosa no Concurso de Pintura da Ordem dos Médicos da Zona Centro, integrado no II Encontro “Ser Médico”, Outubro de 2003.
1ºPrémio no concurso organizado pelo grupo Sonae para a representação de Coimbra na CowParade Lisboa. Pintura ao vivo de modelo tridimensional, intitulado “Coimbra, Cidade do Conhecimento”, exposto em Lisboa a partir de Maio até finais de Agosto de 2006, com leilão que reverteu para causas sociais.
Ilustração da capa do livro "Ser médico, ser solidário" editado pelo Sindicato dos Médicos da Zona Centro, em 2006. Representada no Guia d'Arte 2009 editado pela artes e leilões e em livros de arte nacionais e internacionais.
Crítica
...Cores suaves, motivos figurativos identificam as composições... Acrílico sobre tela, técnica mista, têmpera sobre gesso, óleo sobre tela, aguarela e gesso em madeira são técnicas que a artista domina. Figuras esbeltas, requintadamente vestidas, contrastes de cor e luz, poses calmas, sossegadas e movimentos ritmados, proclamam um modernismo actuante, um expressionismo personalizado, recamado de beleza e absorto na delicadeza das formas.... ...Pode dizer-se que os traços desenham grandezas visíveis e a visionar, imaginando, provocando espaços que prolongam e sorrisos que se adivinham... ...Perfilam-se os corpos, amaciam-se as cores e sentem-se os “odores”... Ana Couceiro, tal como prevíamos, nasceu para um futuro risonho nas artes plásticas. Mário Nunes In Diário de Coimbra, de 15/5/03
Médica de Coimbra vai somando experiências no mundo da Arte... ...A realização do evento Cow Parade, em Lisboa, afigurou-se como um novo desafio. Informou-se sobre o regulamento e concorreu com dois projectos. ...A “Vaca Briosa” venceu o concurso promovido pela Sonae para representar a cidade, passando a obra a intitular-se “Coimbra, Cidade do Conhecimento”.O projecto da médica foi avaliado por um júri constituído por responsáveis da Organização, a Empresa Desejos sem Limites e da Sociedade Nacional de Belas Artes. De entre os cerca de dois mil apresentados, o projecto faz agora parte das 101 obras que estarão em exposição até final de Agosto... Levar a cultura a um maior número de pessoas e ajudar entidades solidárias foram duas causas que chamaram a atenção de Ana Bela Couceiro e a levaram a participar neste evento de arte pública. Alice Oliveira In Tempo de Medicina, de 24/5/06



Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas