terça-feira, 19 de julho de 2011

253. VITOR ZAPA

VITOR ZAPA

Vitor Zapa, nasceu em Angola-Luanda, em 1958.
Fez o 6º ano de escolaridade em Angola, mostrando sempre tendência para o desenho e trabalhos manuais.
Em 1974 dá-se a revolução de 25 de Abril, e vem para Lisboa com 15 anos de idade.
Opta por não seguir os estudos e começa a trabalhar a servir caracóis e imperiais num típico estabelecimento da grande Lisboa… e desenhando em todos os papeis sempre que surge um momento…
Em 1982 compra material de pintura pela primeira vez e entre nesse mundo. Avençou da aguarela que pintava na escola para a primavera a pastel… de seguida veio a pintura a óleo, e por fim, foi ao acrílico que se rendeu… E não mais parou… até aos dias de hoje em que tem 52 anos de idade…
Sempre pinta… em telas, em cerâmica, madeiras, discos, pedras… e todo o material que mereça uma pintura sua…
Em 1984 começa a trabalhar na montagem das luzes de grandes espectáculos de boa música portuguesa acontecidos em terras lusas nos anos 80. Acompanhou de perto as famosas digressões de bandas como os Xutos e Pontapés, Jorge Palma, Ritual Tejo, Paulo Gonzo, Santos e Pecadores, Madredeus etc… Sempre dedicando o devido tempo à sua pintura, que foi o que sempre realmente o realizou…
Já fez várias exposições em Portugal e em Espanha… Esteve algum tempo no centro do país, mas nos dias de hoje, é o Norte que mais usufrui dos seus trabalhos.
Zapa está assim nesta vida… Pintando como um louco…!!!
E assim, em poucas palavras está apresentado o meu grande Amigo, Vitor Zapa… Mas seriam precisas muitas mais palavras para descrever o meu amigo Vitor Zapa…
Desfrutem da sua Pintura…
Inês Núncio



Gostei da tua pintura… a diversidade é apaziguada com o colorido africano, o cru e agridoce que resulta da observação cuidada só de quem gosta. Eu chamo-lhe também “missa da pintura”.
João Serigado

Acrílico s/ tela
120x70 cm
Acrílico s/ tela
120x60 cm

1 comentário:

  1. É o ZAPA o Pintor Voador, em mais um voo. Desta vez até ao Alentejo... Parabéns e muita GARRA para continuares a trilhar esse caminho pelo qual nos levas, dando cor e brilho em cada pincelada! Não sei dizer muito mais que GOSTO, mas sei que o faço sempre com o meu olhar de quem nada sabe, mas que sente...

    ResponderEliminar

Etiquetas