quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

227. Luís Correia

"Abstracto"
70x60 cm

O Luís Manuel Martins Correia, nasceu em 46 e abraçou-se às artes gráficas desde sempre.
Seria incómodo e inadequado realçar aqui, quase como uma autobiografia, o que daria para um livro, o tudo aquilo a que muito estive ligado durante toda a vida profissional.
Mas, resumindo.....e evitando pormenores.
Muita actividade nesta área logo a partir dos 16 anos, tanto no desenho de ilustração, como em capas de livros, paginações, catálogos, stands, ilustração infantil, etc. Ilustração para jornais, revistas e tudo o mais que se pedia e que daria para muitas páginas. Seguiu-se a Banda Desenhada, com o 1º álbum aos 17 anos, e o 2º aos 25. Agora, recentemente, a História do ACP em BD, com todos os seus automóveis, desde 1800 e picos até à actualidade.
Aqui, o porquê de sempre ser mais desenhador que pintor.
Ligado à arte da pintura escultura e arquitectura, familiarmente, por ter nascido numa Editora de Obras de Arte (recordando-me, entre as muitas que paginei, a do Nicolau Nasoni), era inevitável acabar com uma tela à frente, e só minha, para a sujar à minha vontade e de acordo com o meu subconsciente, mas boa ou má os outros o dirão, pois nos 17 anos de assistente gráfico da Fundação Calouste Gulbenkian tive à minha frente muitas telas dos grandes mestres, forçosamente com conhecimentos do muito existente em museus, quer nacionais, quando trabalhava para a Secretaria de Estado da Cultura, quer estrangeiros como em Londres, Paris, Madrid etc.
... e assim, à cerca de uns 20 anos, e com alguns intervalos, comecei a pintar e expor, com algumas colectivas e não só, recordando-me de uma pessoal, na Biblioteca Nacional, outra em Beja.....
Agora veja-se o que aconteceu!!!!!!!!
— Julguem vocês

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas